IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Livros IPH 40 anos da FBAH: A História

40 anos da FBAH: A História

Carla Nogueira Federação Brasileira de Administradores Hospitalares São Paulo - SP, Brasil - 1ª edição - 2011
Compartilhe
Disponível para consulta na Biblioteca do IPH

"FBAH 40 anos: A história é uma obra comemorativa aos 40 anos da FBAH. Um resgate histórico do começo, meio e evolução da Administração Hospitalar no Brasil. Idealizada pelo diretor jurídico da FBAH, Josenir Teixeira e pelo presidente da entidade, Paulo Camara, a obra relata os principais fatos da linha do tempo da FBAH, da sua criação em 1971 até os dias de hoje, 2011 e o quanto a entidade, com a colaboração de outras instituições, destacou o Administrador Hospitalar, com ênfase em seu aperfeiçoamento, qualificação e desenvolvimento profissional, proporcionando assim, saúde mais adequada a toda a população.

Relata, por exemplo, como a FBAH foi essencial, ao lado de outras entidades como o IPH, na instalação da primeira Faculdade de Administração Hospitalar no Brasil e de toda a América do Sul. A obra também fala da iniciativa pioneira da FBAH nos congressos brasileiros de Administração Hospitalar.

Muito mais que um resgate histórico, 40 anos da FBAH proporciona ao leitor o conhecimento de como a administração hospitalar no Brasil surgiu, criou forma e perpetua até hoje, graças a líderes empenhados em dar continuidade à missão da FBAH. O livro 40 anos da FBAH é um resgate não somente histórico, mas também de relembrar os mentores da causa, como o Jarbas Karman, Pe. Niversindo Cherubin e Pe. Augusto Mezzomo, que permaneceram na entidade por mais de dez anos e foram ao lado de outros administradores hospitalares, os grandes personagens da FBAH."


Enviar por e-mail: