IPH - Institute of Hospital Research

Collection Architectural Projects

Centro de Saúde (Clube de Saúde), Mogi das Cruzes, SP Jarbas Karman

Mogi das Cruzes - SP, Brasil 1962

Sobre o Centro de Saúde de Mogi das Cruzes, Jarbas Karman escreve na página 33 da revista Acrópole em 1964:

"Êste Centro é o menos integrado das unidades sanitárias aqui apresentadas, possuindo duas secretarias e os serviços de lepra e tuberculose dissociados do núcleo central - o fichário centralizado. A unidade administrativa, também, não se encontra tão delineada como nos demais. A unidade de atividades sociais e de recreação quase inexiste. O projeto foi concebido em forma circular, tendo dois acessos radiais que levam diretamente ao seu núcleo, onde foram centralizados tôdas as partes em comum do Centro. Dêsse núcleo irradiam os acessos aos diferentes setores que compõe a Unidade. Basicamente o conjunto apresenta três anéis concêntricos: no núcleo localiza-se o fichário único; no anel imediato as diferentes salas de espera, separados por quatro jardins; o segundo anel abriga predominantemente as unidade de diagnóstico e tratamento (unidades de clínica geral e especializadas), e no anel perimetral, as unidades administrativas, de serviços gerais e de ensino e higiene.
A cobertura é constituída por um disco central sobrelevado, de grandes dimensões, livre de apoios, que abrange o núcleo central e o primeiro anel. Segue-se, em plano inferior, a laje que cobre o segundo e terceiro anéis. No vão entre os dois planos situam-se os caixilhos de insolação e ventilação do segundo anel. A iluminação e arejamento do núcleo e primeiro anel são obtidos através de quatro aberturas zenitais, correspondentes aos jardins internos. A caixa d´água ocupa a tôrre em forma de prisma reto de base retangular, que compõe o abrigo de carros."

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Centro de Saúde (Clube de Saúde). Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/centro-de-saude-128>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Share


Image Gallery



Send by e-mail: