IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Acervo Projetos Arquitetônicos

Hospital do Instituto Hilton Rocha, Belo Horizonte, MG Jarbas Karman

Belo Horizonte - MG, Brasil 1974

Hospital do Instituto Hilton Rocha
No Acervo do IPH ainda temos as duas perspectivas artísticas que aparecem nesta página. No site da Fundação Hilton Rocha, temos as seguintes informações sobre este projeto:

"A escolha de Karman

Foi uma etapa difícil e penosa. Tivemos que perder o esforço e o dispêndio da primeira investida. Partimos para uma outra fórmula, adotando como intermediários consultores e conselheiros colegas membros do Hospital - José Frade Leite, Augusto Alves de Amorim e Feliciano Lopes de Figueiredo. A decisão foi a escolha de um arquiteto que tivesse experiência reconhecida no setor hospitalar. Optamos pelo arquiteto paulista Jarbas Karman.

Logo no início, combinamos que o projeto não viraria d'emblèe, mas os estudos preliminares seriam feitos aos poucos, gradativamente aprimorados. Lentamente chegamos ao projeto final, que seria apreciado e aprovado pela Prefeitura Municipal, em março de 1975. Este projeto detalhado, já em fase de construção, sofreu alterações importantes, que valorizaram a obra indiscutivelmente. E que Karman, dentro de sua concepção artística e perfeccionista algo arrojada, deixara dois pavimentos ditos de apoio, principalmente destinados a passagem das tubulações, o que encarecia a obra, sem dar-lhe um rendimento paralelo.

Surgiram então alterações do pé direito destes dois minipavimentos, o que nos permitiu ganhar mais de 20 apartamentos e uma área substancial para os laboratórios.


Mais uma vez, novo baque

Nesta época, as autoridades estaduais e municipais já eram outras e nós, com cerca de dois anos de lutas, estudos, despesas e desgastes, iríamos sofrer um novo e grande impacto. Inesperadamente, o Prefeito Luiz Verano - através da Lei 28.20, de 02/12/75, que só viemos a conhecer mais tarde - atendendo a um desejo do patrimônio Histórico, considerou non edificandi toda a área do sopé da Serra do Curral, aí incluindo nosso terreno." 


Está disponível para download nesta página o pdf da página do site da Fundação Hilton Rocha onde consta o histórico da fundação, incluindo informações sobre o projeto de Jarbas Karman, citada acima; e uma notícia sobre a futura obra da Revista Ecológico, de julho de 2013.


Material disponível para consulta no IPH mediante agendamento de visita.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Hospital do Instituto Hilton Rocha. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/hospital-do-instituto-hilton-rocha-249>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Compartilhe


Galeria de Imagens



Enviar por e-mail: