IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Acervo Projetos Arquitetônicos

Hospital Nossa Senhora de Lourdes, São Paulo, SP Jarbas Karman

São Paulo - SP, Brasil 1973

O Hospital N. Sra. de Lourdes é um exemplo de como planejamento arquitetônico adequado, espírito empreendedor, larga visão e competente administração são capazes de invejáveis realizações.

Em 1960, o Hospital N. Sra. de Lourdes não passava de uma pequena e modesta instituição de saúde, hoje é um consagrado complexo de 160 leitos e 11.000 m2 de área construída; disponibilizando técnicas e equipamentos de ponta. E não pára aí, o seu Plano Diretor, ambiciosos, sinaliza para mais expansões e incorporações, assegurando ao Hospital N. Sra. de Lourdes permanente atualização e condições de progresso.

No presente estágio, o complexo N. Sra. de Lourdes engloba o Hospital Geral, o Hospital da Criança, o Centro de Diagnóstico, o Centro Ambulatorial e a Lavandaria autônoma. 

Uma das grandes conquistas foi a integração do Hospital Geral com o Hospital da Criança por meio de um túnel, sob a rua das Perobas, que se interpõe entre ambos.

Outro grande impulsionador foi a transformação da antiga Fábrica de Tintas em um portentoso Centro de Diagnóstico. A exiguidade de espaço sempre foi uma constante, o que obrigou a "ginásticas arquitetônicas e estruturais" em todos os planejamentos e em cada um dos prédios; um deles foi a "laje-cogumelo", decorrente do pé-direito exíguo, que não comportava vigas; outras situações obrigaram e levaram a soluções sui generis, que se mostraram à altura das exigências médico-administrativas.

Dificuldades espaciais que, nem por isso, desestimularam a incorporação de técnicas avançadas e conquistas recentes, como: presença de acompanhantes, atmosfera agradável e aconchegante, Sala da Família, Cozinha da Família, Brinquedoteca, decoração personalizada nos apartamentos pelo paciente, inclusive com objetos pessoais, trazidos de casa; parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto), no próprio leito do apartamento. Berçário no próprio pavimento da Maternidade; alojamento conjunto; UCA - Unidade de Cirurgia Ambulatorial; Sala Pré-alta.

O Projeto contemplou o Hospital com ambientes adequados para disponibilizar: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada Espiral, Medicina Nuclear, SPECT, Angiografia Digital, Ultrassonografia, Mamografia com Estereotaxia, RX Telecomandado, Densitometria Óssea, Work station de integração, Litotripsia extra-corpórea, Endoscopia Digestiva e Respiratória e outros.

Fonte: Pranchas da Sala Especial Jarbas Karman, 2001.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como essa página deve ser citada segundo a NBR 6023/2002

Referência: IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN (São Paulo). Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Disponível em: <http://www.iph.org.br/acervo/projetos-arquitetonicos/hospital-nossa-senhora-de-lourdes-247>. Acesso em: 01 jan. 2015.


*Atenção, substituir a data de acesso (01 jan. 2015) pela data real do acesso realizado por você.


Citação com autor incluído no texto: Iph - Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (2014)


Citação com autor não incluído no texto: (IPH - INSTITUTO DE PESQUISAS HOSPITALARES ARQUITETO JARBAS KARMAN, 2014)

Compartilhe





Enviar por e-mail: