IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares MENU Investindo em conhecimento

Hospital em Processo Curso "Avaliação pós-ocupação físico-funcional do edifício de saúde"

Curso "Avaliação pós-ocupação físico-funcional do edifício de saúde"

» IPH (17/08/19) Curso
Docente: Profa. Dra. Andrea Leitner

O curso tem por finalidade capacitar executivos profissionais de arquitetura e de áreas correlatas a identificar as tendências físico-funcionais do Edifício Assistencial da Saúde (EAS) e de seus ambientes frente às inovações tecnológicas a que são constantemente submetidos, gerando diretrizes de gestão espacial com foco na humanização. Na formação continuada dos profissionais envolvidos, o curso apresenta os aspectos notáveis que emergem da análise do edifício hospitalar e de seus ambientes a partir das oito atribuições estabelecidas pela norma RDC 50 (Anvisa, 2002), gerando subsídios para mantê-los apropriados no decorrer de seu uso, identificando seus impactos sobre os usuários direta ou indiretamente relacionados à saúde, pela aplicação da metodologia de Avaliação Pós-Ocupação. Dentro de uma visão sistêmica e estratégica, ele fornece instrumental para realimentar as diretrizes de gestão espacial por meio de intervenções físico-funcionais, antevendo situações de futuro crescimento e de readequações de seus ambientes mais próximos das necessidades e da satisfação dos seus usuários. O curso é composto de conteúdo teórico, de análise dos principais referenciais normativos que norteiam o projeto arquitetônico e de discussão de cases de sucesso, benchmarks da literatura atual de edifícios hospitalares complexos contemporâneos recentes.


Objetivos do Curso
  1. Apresentar os aspectos notáveis de arquitetura que emergem da análise do edifício hospitalar e de seus ambientes a partir das oito atribuições estabelecidas pela norma Anvisa RDC 50, 2002 e capacitar os profissionais arquitetura e áreas correlatas a identificar as tendências físico-funcionais do edifício hospitalar e de seus setores frente às inovações tecnológicas a que são constantemente submetidos, gerando subsídios para a sua gestão espacial com foco na humanização. 
  2. Apresentar a aplicação da metodologia de Avaliação Pós-Ocupação (APO) qualitativa para a definição do partido arquitetônico pautado nos estudos dos fluxos operantes frente à modernização de hospitais complexos com vistas a antever situações de futuro crescimento e de readaptações dos ambientes do edifício hospitalar mais próximos das necessidades e da satisfação dos seus usuários.
  3. Tendo como pano de fundo as reflexões sobre os conteúdos apresentados nos Objetivos 1 e 2, o curso promove a integração com os alunos pela articulação e promoção da interdisciplinaridade dos conhecimentos de arquitetura e de áreas afins por meio de discussões em sala de aula, reunindo as possibilidades de produção do conhecimento que somam aos conhecimentos específicos inerentes à formação própria de cada integrante do curso. Essa visão ampla, estratégica e sistêmica gera e amplia a habilidade de gestão organizacional, fornecendo subsídios para a compreensão do edifício como um todo e da interrelação de seus setores.

Programa
O curso é desenvolvido por escopo teórico e por escopo prático fundamentado a partir da teoria. O escopo teórico é composto dos seguintes temas e assuntos:
  • Introdução ao edifício hospitalar:
Tipologias, tecnologias que incidem sobre o edifício e humanização no ambiente da saúde.
  • A metodologia de Avaliação Pós-Ocupação aplicada ao edifício hospitalar:
Métodos e técnicas de APO (métodos qualitativos): visitas exploratórias; análise da documentação; elaboração e aplicação de checklist; entrevistas; medições.
  • O projeto arquitetônico:
Principais conteúdos normativos; setorização por unidade funcional; implantação e acessos; transportes verticais; aspectos funcionais e de fluxos no edifício.
Aspectos físico-funcionais das unidades funcionais do edifício hospitalar: Atendimento em Regime Ambulatorial e Hospital-Dia; Atendimento Imediato; Atendimento em Regime de Internação; Apoio ao Diagnóstico e Terapia; Apoio Técnico, Apoio Administrativo; Apoio Logístico; Ensino e Pesquisa.
  • Análise de casos de sucesso:
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP;
Cleveland Clinic Abu-Dhabi (Emirados Árabes);
Zhangjiagang First People´s Hospital (Beijing, China);
Hospital A. C. Camargo Câncer Center (São Paulo).
  • Reflexões sobre os espaços de saúde no cenário de amanhã.
O escopo prático é composto de trabalho em grupo desenvolvido e apresentado pelos alunos a partir da proposição de um dos temas abordados em teoria por meio de problematização com o distanciamento necessário para a promoção de uma visão crítica sobre noções pré-concebidas no tocante à arquitetura hospitalar recente. 


Materiais opcionais
Os alunos podem trazer estudos de caso de seu conhecimento para enriquecer a experiência do Curso.

Leituras recomendadas

BROSS, J. C.. Compreendendo o edifício da saúde. Série Gestão em Saúde (FGV-EAESP), vol. 2, São Paulo: Atheneu, 2013. Capítulo 2, O edifício da saúde (p.141), o programa físico (p. 174), o terreno para o edifício (p.191) e planejando o edifício de saúde (p.192).

ONO, R.; Ornstein, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA, A. J. G. L.. Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática. São Paulo. Editora Oficina de Textos, 2018: Capítulo 4, Procedimentos Metodológicos (p. 82); Capítulo 6, Métodos qualitativos para a aferição da percepção dos usuários (p. 121); Capítulo 9, Aplicação em edifícios institucionais, item 9.2, edifício hospitalar sob a ótica dos fluxos (p. 194).

THOMAZONI, Andrea D. Leitner. A definição do partido arquitetônico pautado nos estudos dos fluxos frente à modernização de hospitais complexos. Tese de Doutorado, São Paulo, 2016.

ZHE Wang; RA, PUKSZTA, Michael; PETZOLDT, Natalie R.; CAYTON, Jennifer Hendrich. Cancer Treatment Environments: From pre-design research to post-occupancy evaluation. World Health Design. New York, p. 68-74, 2011. Disponível em: <http://www.healthdesign.org/sites/default/files/cancercaredesign.pdf>.

Bibliografia complementar

ANVISA - Resolução - RDC n° 50. Dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Ministério da Saúde, 2002.

BROSS, J. C.. Compreendendo o edifício da saúde. Série Gestão em Saúde (FGV-EAESP), vol. 2, São Paulo: Atheneu, 2013.

GUELLI, A.. Sistema de avaliação de edifícios de saúde. Revista Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, v.17 n. 27, São Paulo, junho 2010, p. 174-192. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/posfau/article/viewFile/43687/47309. Acesso: 20 mai. 2015.

ONO, R.; Ornstein, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA, A. J. G. L.. Avaliação pós-ocupação: da teoria à prática. São Paulo. Editora Oficina de Textos, 2018.

SERRA, G. G. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-raduação. São Paulo. Edusp: Mandarim, 2006.

THOMAZONI, Andrea D. Leitner. A definição do partido arquitetônico pautado nos estudos dos fluxos frente à modernização de hospitais complexos. Tese de Doutorado, São Paulo, 2016.

THOMAZONI, A. D. L.; ORNSTEIN, S. W.; ONO, R. Post-Occupancy Evaluation applied to design of a complex hospital by means of flow analysis. In: Revisiting the Role of Architectural Science in Design & Practice. 50th International Conference of The Architectural Science Association. Adelaide, Austrália. Proceedings... Adelaide, Austrália: ASA, 2016. p. 537-546.


Datas: 17 e 18 de agosto - sábado e domingo

Horário: das 8h às 17h

Carga horária: 16 horas

Local: Rua Vargem do Cedro, 74 - Perdizes, São Paulo, SP (próximo a estação Sumaré do metrô)

Público-alvo: Arquitetos, engenheiros, administradores, profissionais de saúde, gestão espacial de ambientes de atenção à saúde, facilities Manutenção e áreas correlatas de grau superior e/ou médio.


Investimento:
  • 1 x R$ 600,00 (seiscentos reais)
  • 2 x R$ 310,00 (trezentos e dez reais) primeira no ato e segunda no dia 20/07

Material didático incluso  

Vagas limitadas!


Inscrições: Caso não consiga fazer a inscrição ou queira mais informações entre em contato com o IPH pelo e-mail secretaria@iph.org.br ou tel. (11) 38684830


Certificação: O IPH fornece certificado de conclusão de curso aos alunos aprovados

Documentos para a matrícula: RG, CPF, comprovante de pagamento do curso, ficha de matrícula preenchida.

Sobre a Profa. Andrea Leitner:
Andrea Leitner é Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora visitante da Pós-graduação e da Graduação sobre a temática humanização do edifício hospitalar na mesma instituição. É Doutora por meio do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), 2016. Possui Mestrado pela FAUUSP, 2010. Graduação pela FAUUSP e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP. Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2014 a 2016. É membro do Grupo de Pesquisa constante do diretório CNPq intitulado Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído desde 2007. Foi professora do Senac São Paulo- Serviço de Aprendizagem Comercial e professora da Associação de Ensino e Cultura FMU Centro Universitário. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo há 30 anos, com ênfase em Avaliação Pós-Ocupação, Planejamento Estratégico, Projeto de arquitetura hospitalar, Construção, Operações Físico-funcionais e Direção de Planos de Expansão. Dentre outras instituições, trabalhou no escritório Bross e Leitner Consultoria SC Ltda como Diretora de Projetos do Medical Center, Hospital 9 de Julho, Hospital São Luís, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE, Hospital Municipal do Campo Limpo, Motorola e Vibrapar Via Brasil.

Observações:
  • Fica reservada à Coordenação Geral do IPH a substituição de professores por outros, de igual qualificação, caso haja necessidade.
  • Não haverá reembolso em caso de desistência ou ausência do aluno.
  • O curso será realizado mediante número mínimo de inscritos para viabilização da turma. Caso contrário, os alunos que já tiverem efetuado o pagamento serão ressarcidos em até 30 dias úteis, mediante solicitação ao IPH.
Compartilhe


  • Milton C Delgado MD (08/04/19 12:20) Sou médico que trabalha em projetos de construção de hospitais no Perú desde há 30 anos. Estou interessado em assisitir nesse curso.
  • Ana Costa (08/04/19 14:59) Boa tarde Sr. Milton,
    O Sr. pode fazer o curso, para fazer a inscrição acesse o link clicando sobre onde está escrito "FICHA DE INSCRIÇÃO" ou no botão "Inscrição Cursos Livres" na barra superior do site, preencha os dados e a opção de pagamento.
    Atenciosamente, Ana
  • Fernanda Ventura (08/04/19 18:53) Gostaria de me inscrever no curso avaliação de pós ocupação, vai acontecer ? Já formou turma ?
  • Adriana Sarnelli (09/04/19 07:47) Vcs fazem desconto para grupos?!
  • Ana Costa (09/04/19 08:05) Bom dia Fernanda,
    O curso está agendado para agosto e foi lançado essa semana, acreditamos que irá formar turma sim. Para fazer a inscrição acesse o link clicando sobre onde está escrito "FICHA DE INSCRIÇÃO" ou no botão "Inscrição Cursos Livres" na barra superior do site, preencha os dados e a opção de pagamento.
    Atenciosamente, Ana
  • Ana Costa (09/04/19 08:07) Bom dia Adriana,
    Optamos por oferecer o menor preço possível para todos, por isso não trabalhamos com políticas de descontos.
    Abraços,
    Ana
  • Adriana Sarnelli (09/04/19 14:12) Gostaria de saber se vcs. tem desconto para grupos acima de 05 pessoas?
  • Ana Costa (10/04/19 08:04) Bom dia Adriana,
    Optamos por oferecer o menor preço possível para todos, por isso não trabalhamos com políticas de descontos. A única coisa que poderemos fazer é facilitar o pagamento. Envie um e-mail para secretaria@iph.org.br para ver o que é possível ser feito.
    Abraços,
    Ana
  • carina (10/04/19 08:45) Quero me inscrever neste curso.
    Favor enviar ficha de matricula e boleto para pag 2x.
  • Kelly Fernanda Mascarenhas Bertoni (11/04/19 12:15) Gostaria de me inscrever no curso.
  • Ana Costa (12/04/19 07:32) Bom dia Kelly,
    Para fazer a inscrição acesse o link clicando sobre onde está escrito "FICHA DE INSCRIÇÃO" ou no botão "Inscrição Cursos Livres" na barra superior do site, preencha os dados e a opção de pagamento.
    Atenciosamente, Ana
  • Alex vicente (17/06/19 12:28) Boa tarde, gostaria de fazer o curso em agosto, sou de camboriú, sabe me dizer qual o aeroporto mais proximo? ou se for de onibus qual rodoviaria?
    Muito obrigado.

    Att.
  • Ana (18/06/19 08:39) Bom dia Alex,
    O Aeroporto mais próximo é o de Congonhas.

    A estação de metrô mais próxima é a Estação Sumaré, mas também não é muito distante do Terminal Rodoviário Barra Funda, que tem metrô e ônibus.

    O curso ocorre na sede do IPH, Rua Vargem do Cedro, 74, bairro Sumaré, São Paulo, SP.

    Atenciosamente,
    Ana
  • ELIANE RAMOS DA (11/07/19 20:24) Boa noite, senhores

    Qual a possibilidade de realizar UM PACOTE DE CURSO no Rio de Janeiro
    Gostaria muito de replicar a serie de curso apresentada por vocês aqui no Rio de Janeiro.
  • Ana (12/07/19 07:43) Bom dia Sra. Eliane,
    Já enviamos um e-mail para conversarmos a respeito.
    Atenciosamente,
    Ana

« voltar
Enviar por e-mail: