IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares

Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 13: Anais Avanços na Segurança do Paciente: Seus Indicadores e o Impacto no Custo da Assistência

Capa revista 13
Avanços na Segurança do Paciente: Seus Indicadores e o Impacto no Custo da Assistência Fernando Paragó
A apresentação faz inicialmente a consideração de que, embora o tema "Segurança do Paciente" esteja muito em voga nos dias atuais, é presente na prática dos cuidados em Saúde desde a Antiguidade. A milenar frase, Primum non nocere, conhecida como Princípio da Não Maleficência, atribuída a Hipócrates, ilustra bem esse fato. Passa então a ressaltar uma série de iniciativas que podem ser identificadas como associadas à preocupação com a segurança do paciente, desde então, culminando com o marco do processo moderno de estudo e desenvolvimento da segurança nos cuidados de saúde, o relatório do Institute of Medicine, To Err is Human, de 1999. Os avanços desta última década são abordados e suas principais etapas são elencadas.

Indicadores associados à Segurança do Paciente, provenientes de dados nacionais e internacionais, são discutidos a partir de revisão de literatura e de relatórios das principais instituições do mercado. Levantamentos sobre impactos nos custos da assistência são elencados. Os números do National Efforts To Make Care Safer, da Agência Americana para Pesquisa e Qualidade em Serviços de Saúde (AHRQ), no período de 2010-2014, são apresentados e é feita uma projeção de valores com base nos dados do DATASUS.




Fernando Paragó: Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói, em 1993; Residência Médica em Cirurgia Geral, realizada no Hospital de Força Aérea do Galeão, Rio de Janeiro - RJ; Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Pós-Graduação em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ - RJ; Membro da Comissão Científica do Safety - Congresso Brasileiro sobre Segurança no Sistema de Saúde e Eventos Adversos em Medicina, desde 2010. Consultor Médico Corporativo em Segurança do Paciente da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo - NuHFASP.
Compartilhe
« voltar
Enviar por e-mail: