Publicações Revista IPH Revista IPH Nº 12: Anais Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso Gestão em Saúde
- Editorial - Revista IPH Nº 12: Anais
- Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Gestão Financeira e Custos
- Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Engenharia, Arquitetura e Logística
- Entrevista com Santiago Venegas - Red de Clínicas Regionales - Santiago - Chile
- Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Gestão de Pessoas & Liderança
- Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso Gestão em Saúde
- Depoimento da Coordenadora Científica do Congresso de Hotelaria Hospitalar
- Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso de Qualidade e Segurança do Paciente
- Entrevista com o Presidente da FBAH
- Entrevista com o Presidente do 38º Congresso
- Resumo: Implantação de Indicadores, Controle e Redução de Glosa
- Resumo: Perspectivas para os Hospitais que Atuam na Saúde Pública e Privada em um Cenário Econômico Adverso
- Resumo: O Movimento dos Recursos Próprios no Sistema Unimed: Resultados e Desafios na Busca de Custos Menores e Melhor Qualidade Assistencial
- Resumo: Pagamento por Performance como Ferramenta de Apoio à Gestão do Corpo Clínico e do Custo Assistencial
- Resumo: DRG e P4P: Ferramentas de Apoio à Gestão do Corpo Clínico e do Custo Assistencial
- Resumo: Como Devem se Preparar os Hospitais para enfrentar a Entrada de Capital Estrangeiro? (1)
- Resumo: Como Devem se Preparar os Hospitais para enfrentar a Entrada de Capital Estrangeiro? (2)
- Resumo: O Papel das TICs na Busca por Eficiência e Melhoria da Qualidade da Informação nos Hospitais - A visão da área de TI
- Resumo: O papel da tecnologia da informação e comunicação na busca por ganhos de eficiência e melhoria da qualidade da informação nos hospitais - A Visão da Área Financeira
- Resumo: A Experiência da Implantação de um Novo Modelo de Gestão em uma Cooperativa de Serviços Médicos
- Resumo: Como Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde podem Construir uma Agenda Positiva Visando a Sustentabilidade da Saúde Suplementar num Ambiente Econômico Desfavorável?
- Resumo da Conferência Magna: Saúde Integral - Planejar para Atender
- Resumo: Recursos Hídricos e Energéticos - Mudança de Cultura
- Resumo: Recursos Hídricos e Energéticos - Contribuição da Engenharia - HCFMUSP
- Resumo: Central de Operações Logísticas em Hospitais
- Resumo: Modelo Técnico-Logística do Programa de Benefícios em Medicamentos
- Resumo: Compliance na Comercialização de Materiais Especiais (OPME)
- Resumo: Ferramentas de Planejamento Integrado - Sistema BIM
- Resumo: Plano Diretor e Projeto
- Resumo: Case - Hospital Geral de Caraguatatuba
- Resumo: O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar no Chile
- Resumo: O Planejamento do Projeto e da Construção do Edifício Hospitalar em Portugal
- Resumo: Construção posta em marcha - Gestão de Obras
- Resumo: Comissionamento de Edifícios e Sistemas Prediais - Situação e Expectativas
- Resumo: Ferramentas de Operação e Custos
- Resumo: Planejar RH para Atender X O Apagão de Mão de Obra na Área da Saúde
- Resumo: Planejar RH para Atender o Apagão de Mão de Obra na Área de Saúde
- Resumo: Ferramentas de RH para Mapeamento de Perfil de Liderança (1)
- Resumo: Ferramentas de RH para Mapeamento de Perfil de Liderança (2)
- Resumo: Ferramentas de RH para Mapeamento de Perfil de Liderança (3)
- Resumo: Case: "150 Melhores Empresas para Trabalhar" - As Estratégias para Manter a Satisfação dos Funcionários com suas Lideranças Acima de 80%
- Resumo: Case de Sucesso - Como a Elektro foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar do Guia 150 Melhores da Revista Exame com mais de 90% de Satisfação dos Colaboradores?
- Resumo: Reforma de Salud: Avances y Perspectivas 2015
- Resumo: Saúde Integral: A Situação nas Américas (1)
- Resumo: Saúde Integral: A Situação nas Américas (2)
- Resumo: Integralidade do Cuidado e integração no Sistema de Saúde - Relação Público-Privada (1)
- Resumo: Integralidade do Cuidado e integração no Sistema de Saúde - Relação Público-Privada (2)
- Resumo: A Entrada do Capital Internacional no Financiamento da Prestação de Serviços de Saúde e o Mercado no Brasil (1)
- Resumo: A Entrada do Capital Internacional no Financiamento da Prestação de Serviços de Saúde e o Mercado no Brasil (2)
- Resumo: Judicialização na Saúde (1)
- Resumo: Judicialização na Saúde (2)
- Resumo: Incorporação Tecnológica - Medicina de Precisão (1)
- Resumo: Incorporação Tecnológica - Medicina de Precisão (2)
- Resumo: Gestão do Cuidado: A experiência da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês
- Resumo: Gestão do Cuidado nas Instituições e Redes de Serviços
- Resumo: Planejar Para Atender
- Resumo: Edifícios Hospitalares Sustentáveis (1)
- Resumo: Edifícios Hospitalares Sustentáveis (2)
- Resumo: Projeto "Amicão"
- Resumo: Projeto Amigos do Nariz Vermelho
- Resumo: Os novos clientes e os desafios da hotelaria hospitalar
- Resumo: Panorama do Uso Seguro de Medicamentos
- Resumo: Relato de Experiência sobre o Uso Seguro de Medicamentos
- Resumo: Segurança em Procedimentos Anestésicos
- Resumo: Segurança em Eventos Automobilísticos
- Resumo: Cultura de Segurança do Paciente - Como eu Faço?
- Resumo: Cultura de Segurança (1)
- Resumo: Cultura de Segurança (2)
- Resumo: A Transparência e o envolvimento na segurança do paciente - A visão do paciente
- Resumo: A transparência e o envolvimento na segurança do paciente - A Visão do Profissional de Saúde
- Resumo: A Transparência e o Envolvimento na Segurança do Paciente - A Visão da Instituição de Saúde
- Resumo: Integralidade e Segurança do Paciente (1)
- Resumo: Integralidade e Segurança do Paciente (2)
- Resumo: Gestão de segurança em Rede
- Resumo: A Segurança Arquitetônica
- Resumo: A Segurança Contra Incêndio
Entrevista com o Coordenador Científico do Congresso Gestão em Saúde
Gonzalo Vecina Neto
IPH - Os processos de saúde se apoiam nos processos administrativos, quais as estratégias para envolver a equipe médica nestes processos administrativos?
Gonzalo Vecina - Esta é a pergunta de um milhão de dólares. Como integrar o médico no processo de gestão e como integrar o médico no processo de atenção, essa coisa do cuidar que nós estávamos discutindo agora, cuidar para curar. É obvio que o médico é um profissional singular nesse processo, porque ele, dentre os profissionais, é o que realiza a atividade de diagnóstico e tratamento e isso o torna singular. Por outro lado, principalmente nos hospitais privados, quando você tem um corpo clínico aberto, essa dificuldade é uma dificuldade mais importante ainda. Nos hospitais públicos e nos hospitais privados, que trabalham com um corpo clínico fechado, existe um conjunto de regras que você pode adotar. E eu vejo isso também nos hospitais privados que trabalham com um corpo clínico aberto nas unidades fechadas. Geralmente, nas unidades fechadas, tipo U.T.I., você trabalha com corpo clínico fechado contratado, daí essa integração do médico na equipe, ela tem menos dificuldade, para não dizer mais facilidade. Mas nesse sentido, e levando em conta esses diferentes graus de dificuldade para integrar o médico à equipe, nós temos visto esta ideia que foi citada aqui, o cuidado focado no paciente com diferentes graus de profundidade. E como disse o nosso Osvaldo*, levar as coisas ao paciente em vez de levar o paciente às coisas, com limitações é obvio, é algo que nós temos que perseguir. A mesma coisa tem que acontecer em relação à equipe, quer dizer, nós temos que pensar que, para um melhor cuidado para curar, nós temos que repensar a divisão de trabalho na área da saúde, nós dividimos muito o trabalho na área da saúde. De tal forma que, hoje, você tem o cara que empurra a maca, o cara que tira o paciente da maca, o cara que põe o paciente na maca, uma divisão de trabalho doida. Então a responsabilidade pela atividade de vida diária é da enfermagem, a responsabilidade pela fisioterapia respiratória é do fisioterapeuta. E aí o paciente fica muito agendado e o cuidar vai para o vinagre. Você fica só com a ideia do curar, e o cuidar é tão importante quanto o curar. A ideia que está hoje em alguns hospitais, nos Estados Unidos e na Europa, já é a de focar no paciente, em que o profissional repensa o seu espaço de trabalho. Aquele que está próximo do paciente é aquele que vai executar o cuidado que ele necessita no momento em que ele precisa que aquilo seja feito, pede para aquilo ser feito. Esta ideia exige uma reorganização do processo de trabalho, um agendamento do processo de trabalho e a criação de novos pactos de trabalho dentro da unidade de internação. Isso é possível levar para dentro da atenção primária também, quer dizer, com processo de atendimento diferenciado. Na verdade, é um processo de atendimento diferenciado que você está fazendo, mas exige um pacto entre a equipe de profissionais. E o médico tem que entrar nesse pacto. Isso é bem mais fácil com a equipe multiprofissional, o médico tem que ser incorporado. Esta é a ideia de gestão do cuidado que tem que ser disseminada na equipe e o médico tem que comprar este projeto, é possível, mas não é fácil.
*Osvaldo Artaza Barrios - Organización Panamericana de la Salud - México.
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